quarta-feira, 23 de junho de 2010

REUNIÃO SOBRE O PROJETO UM COMPUTADOR POR ALUNO - UCA

Durante os dias 17 e 18 do mês de Junho de 2010, estivemos ( DRE / NTE e Esc. Est. Joca Costa de Dianópolis - To)  em Palmas para uma  reunião sobre a proposta do Projeto UCA nas escolas contempladas, e também para o lançamento oficial do Projeto UCA aqui no estado do Tocantins.
Foi um momento marcado por representantes da PUC - SP, UFT, Diretores Regionais, Secretários Mun. de Educação, diretores e coordenadores de escolas e representantes da Seduc, além da presença da Secretária de Educação do Estado. No primeiro instante foi abordado através de slides sobre o referido Projeto, tendo na pauta como um desafio o manuseio dos netsbooks por todos alí presentes, marcado com muitas dúvidas e troca de experiências pelos grupos.
Teve-se também a visita a Escola Dom Alano, onde todos conheceram um pouco da realidade da escola, que já trabalha com o projeto desde setembro de 2007,fomos bem recepcionados pela diretora Monique, na qual, esta falou de como foi a utilização dos laptops em sala de aula.
No dia seguinte,pela manhã, foi a realização do lançamento oficial do Projeto UCA, e também reservado um momento em que as escolas deram  o ponta pé inicial  fazendo um análise prévia  para inclusão da proposta, finalizando com um delicioso coffee breack.
Orcilene - Coord. do UCA

segunda-feira, 21 de junho de 2010

COMEMORAÇÃO PARA O DIA DAS MÃES

Iniciativa, correr atrás daquilo que almeja, não ficar somente esperando pela boa vontade alheia, estar sempre disposto para tudo são algumas das leis que estão na constituição daqueles que acreditam, que buscam espaço entre  os vencedores.
No dia 28 de maio de 2010, comemorou-se o dia das mães, aqui na escola, onde toda equipe se uniu para realização de lembrancinhas, apresentações,e uma decoração de muito bom gosto, seguida de uma deliciosa galinhada com direito a sobremesa e tudo mais, sem falar dos brindes sorteados, foi uma festa só, preparada com muito carinho e dedicação.
Acredito que todas as mães que estavam ali, sentiram-se bastante valorizadas e homenageadas pela equipe, pois a boa vontade no fazer, é o grande diferencial, e os resultados positivos são inevitáveis.
Marise - Coord. pedagógica

segunda-feira, 14 de junho de 2010

ATÉ A DECORAÇÃO FAZ A DIFERENÇA!

Ao iniciar o ano letivo toda equipe escolar procura ornamentar a escola de forma bem alegre e criativa para receber os alunos. Há três anos padronizamos as decorações de toda a escola por tema: em 2008 decoramos com o “Smilinguido”, em 2009 com “A Turma da Mônica” e neste ano de 2010 com “Os Ursinhos Carinhosos”. Parece insignificante este trabalho, porém concluímos que favorece muito nossa organização, não é uma decoração sem sentido, no caso dos Ursinhos Carinhosos desenvolvemos todo um trabalho com os alunos a respeito dos personagens ilustrados na escola, propiciando todo um contexto acerca da escolha, cada ursinho tem uma cor e um desenho diferente na barriga, eles vivem num mundo mágico de amor e diversões, habitam a Nuvem Rosa. Cada ursinho tem um nome sugestivo como: Valente, Ternura, Sonho, Coração, Amor-Sem-Fim, Caridosa, Campeão, Animada, Sincera, Doçura, Desejo etc. Eles estão sempre preocupados em ajudar uns aos outros, e tem a missão de passar boas energias e proteger as crianças aqui da Terra. Estes simples personagens possibilitam o desenvolvimento de trabalhos com os alunos, voltados para o resgate de princípios e valores que estão sendo esquecidos, sem contar que eles são graciosos e deixam nosso ambiente bem acolhedor.
Diretora de U.E - Thayz Aires





I FORMAÇAO CONTINUADA - 2010

Nos dias 24 e 25 do mês de maio, a Escola Est. Joca Costa juntamente com a Esc. Est. Instituto de Menores, realizaram a I Formação Continuada de professores, com os profissionais que atuam no Programa Circuito Campeão.
Para mudar a cara da escola é preciso investir na formação continuada de professores - e o estado do Tocantins através da Secretaria de Educação tem proporcionado a seus servidores várias formas de capacitar-se e fazer a diferença na vida de meninos e meninas que frequentam as escolas públicas do estado, através desse espaço de formação, onde trocam experiências e aprendem novas metodologias para aplicar em suas salas de aula.
Esses dois dias de formação contribuíram para a troca de experiências entre os professores das escolas envolvidas, bem como, aprimorar os conhecimentos a cerca das práticas docentes desenvolvidas.
Coord. pedag. Mª José

quarta-feira, 9 de junho de 2010

CAPACITAÇÃO DOS MONITORES DO UCA - 2010

Realizamos recentemente a capacitação dos monitores do UCA 2010. Durante esses dias vimos um pouco sobre o Línux Educacional 3.0, na qual, aprendemos de forma bem simples a conhecer os principais programas ( write, cal, impress e mozila).
Essa é uma forma de estarmos um pouco mais familiarizado com o Projeto UCA - Um Computador por Aluno, pois todos os computadores virão em Línux. Diante disso, aguardamos ansiosos, já que algumas equipes têm realizados instalações referente ao projeto,é um sinal que a chegada dos laptops aqui na escola Joca Costa está próxima.
Orcilene - Coord. do UCA

A CHEGADA DOS LAPTOPS NA ESCOLA!

Nem todos curtiram o feriado, as diretoras ( Idnélia e Thayz) que o diga, pois ficaram de prontidão para a chegada dos laptops aqui na escola. E finalmente, o momento mais esperado pela equipe e os alunos ocorreu nesta última sexta-feira (04/06), onde a entrega foi realizada pelo o pessoal do MEC, pena que os alunos e demais funcionários não estavam presente para vibrar naquele instante.
Diante disso, acredita-se que falta poucas etapas para a implementação do Projeto UCA - Um Computador por Aluno, pois agora, este projeto se tornará uma realidade para todos da  escola Joca Costa.

Orcilene - Coord. do UCA