quinta-feira, 23 de setembro de 2010

I FORMAÇÃO PRESENCIAL DO CURSO DO UCA


Nos dias 30, 31 de agosto e 01 de setembro de 2010, foi realizada a I Formação presencial do curso (UCA – Um Computador por Aluno) de 180 horas, na escola Est. Joca Costa com professores, equipe diretiva,suporte pedagógico e formadores do curso: Marilene ( pesquisadora), Percília (tutora- Seduc), e Dermeval (técnico- Seduc), além das tutoras do NTE (Tânia e Lilian), participaram também deste primeiro momento a Diretora Regional de Ensino de Dianópolis ( Edna de Jesus Vieira ), juntamente com sua equipe Maicon e Márcia( técnico e supervisora), na qual, a diretora regional desejou boas vindas a todos ali presentes, iniciando depois a apresentação de cada funcionário onde estes falaram das expectativas do Programa UCA.
Inicialmente a formadora Marilene apresentou a logística do referido programa, falando de como ele vem atuando no Brasil e no Tocantins, e como vem sendo desenvolvido nas escolas, em relação a estrutura tecnológica e pedagógica. Citou também dos desafios em que a equipe enfrentará, e que isto faz parte da caminhada, por se tratar de algo novo, mas ficou bem otimista em relação à equipe devido a caminhada que já vem fazendo.
No segundo momento, foi destinado a exploração do Ambiente colaborativo de aprendizagem e-proinfo, e as ferramentes do curso, onde este foram conduzidos pelos formadores: Demerval e Percíla. Todos os cursistas utilizaram o classemate, para conhecer o novo portal e suas ferramentas, e consequentemente desenvolver todas as atividades por ele. Foi realizado uma leitura compartilhada e individual do primeiro módulo, para conhecer a distribuição do Línux Metasys, e dando início as contribuições no fórum em relação ao desenvolvimento das atividades e relacionando com a prática pedagógica, bem como, as postagens no portfólio.
Percebeu-se um grande entusiasmo e ansiedade da equipe, quando estes conduziam seus trabalhos. Tiveram dificuldades em relação à utilização das ferramentas do portal, mas com o auxílio dos formadores todos conseguiam resolver as atividades propostas, o que deixou a equipe de formadores mais tranquilos, pois a equipe desde 2008 já vem se preparando para receber o tão sonhado programa.
Foi realizado também, um momento para estarem conhecendo o pacote Koffice ( editor de textos, planilha e apresentações), e posteriormente desenvolverem as atividades no referido pacote. Depois disso, conheceram alguns aplicativos do Metasys como: Tux Paint, joguinhos (Tux Math), câmera digital, navegadores e sistema de busca, sempre investigando e socializando com o grupo.
Durante esses três dias percebeu-se, um grande aprendizado e muita interação entre formadores e cursistas, e a certeza dos desafios serem vencidos, devido o grande comprometimento e boa vontade da equipe, além disso, o grupo de formadores realizaram um excelente trabalho, de forma bem pedagógica e dinâmica, o que levou as atividades terem êxito.
Coord. do UCA