terça-feira, 25 de janeiro de 2011

III Encontro Presencial do UCA com a formadora Percília

No dia 20 e 21 deste mês, ocorreu no NTE e na Esc. Est. Joca Costa o III Encontro presencial do UCA com a formadora Percília, onde estavam presentes a equipe Joca Costa e tutora Lilian. Este momento foi direcionado especificamente para a turma dos professores, mas contava com a participação das coordenadoras pedagógicas Mª José e Marise.
Durante o encontro foi trabalhado o terceiro módulo (Experiências), onde a tutora Lilian salvou o curso  para todos os cursistas, que a partir de então todos tiveram acesso para fazerem as leituras e desenvolverem as atividades propostas. Percília dividiu a equipe em três (03) grupos e cada um ficaram com duas metodologias para estudarem e posteriormente apresentarem.
 Depois disso os grupos começaram a fazer estudo das metodologias ( Resolução de problemas, Desafios, Problematização, Escrita Coletiva, Trilhas e Projeto de Aprendizagem), depois elaborando uma apresentação através de slides ( Inpress) ou um roteiro ( Writer), sempre utilizando os aplicativos do pacote BrOffice.
A metodologia utilizada para o desenvolvimento desses trabalhos foi muito pertinente, pois cada grupo se inteirou da metodologia para socializarem entre si e analisar qual dessas seria possível estar aplicando na realidade em que estão atuando.
Como vimos, este encontro foi muito significativo para equipe, pois houve troca de experiências e socialização, promovendo assim novas formas de  aprendizagem, na qual cada grupo se comprometeu disseminar essas metodologias em sala de aula.
Orcilene - Coord. do UCA





Noite Cultural

Apresentação das crianças do 2º ano matutino.

Noite Cultural

No dia três (03) de dezembro de 2010, foi realizada a IV Noite Cultural na Escola Joca Costa no período noturno, onde foram apresentados aos visitantes trabalhos artísticos e culturais que foram desenvolvidos na escola durante o ano de 2010.
Em cada stand os pais puderam apreciar os trabalhos artísticos confeccionados pelos alunos, na qual os mesmos apresentaram criatividade e habilidade diante do que foi proposto a eles.
Os trabalhos foram apresentados da seguinte forma: Quem disse que brincando a gente não aprende? Foi apresentado pelo 1º ano ( profª: Célia), que desenvolveu a oralidade dos alunos através de uma parlenda – Nossa escola é um espaço onde as diferenças são respeitadas por todos, seja dentro ou fora da sala de aula. A turma do 2º ano da professora Mara, mostrou que entre os alunos não existem diferenças, encenando a música da Xuxa “Você não é diferente de mim”.
Os alunos do 4º ano da professora Mônica desenvolveram um trabalho sobre “Trava Língua”, ficou um show. “Dramatizar é fazer uma viagem ao mundo encantado, esta turma os alunos do 2º ano da professora Eurilene, apresentou muito “bem “ O Sítio do Pica Pau Amarelo”. O preconceito é uma palavra que não existe no vocabulário do Joca Costa, o 3º ano fez uma apresentação sobre o racismo. Na sequencia foi apresentado um Telejornal – JC NO AR, na qual os alunos do 4º ano da professora Gleiva noticiaram sobre os acontecimentos recentes na escola, para que os pais tomassem conhecimento.
Os alunos do Se Liga, fizeram uma coreografia da música “ Chão Duro e Àrido” da compositora Mônica Póvoa. Os contos de fadas ainda continuaram presentes em nossos dia-a-dia. Os alunos do 3º ano da professora Cícera nos fez lembrar-se de um deles, O Chapeuzinho Vermelho.
Na escola Est. Joca, hoje a tecnologia está presente no cotidiano e também é levada para a sala de aula, e foi isso que os alunos do 5º ano fizeram, trabalhando o conhecimento com a tecnologia, onde teve o envolvimento dos professores e a coordenadora do laboratório de informática, com a criação do dicionário virtual.


Depois a turma do 5º ano da professora Marilene, apresentou um poema sobre a infância.
Como vimos, a “Noite Cultural” é um resultado de um trabalho em equipe, que procura despertar e valorizar a criatividade, desenvoltura e o senso crítico em cada um que faz parte da escola.
Maria do Socorro P. Coelho

Desfile 07 de Setembro

No dia 7 de setembro, todos os dianópolinos vivenciaram a tradição dos grandes desfiles que aconteceu na praça Liberato Póvoa em respeito a Pátria, o 7 de setembro.
Foi um momento muito emocionante, onde todas as escolas estaduais e municipais mostraram sua criatividade e realidade brasileira.
A escola Est. Joca Costa mostrou a tecnologia na sala de aula, onde cada criança desfilou com o seu laptop e os professores com o notbook, mostrando que a cada dia nossas crianças estão caminhando para o futuro tecnológico, bem como, superando a expectativa de todos.
O Projeto Um Computador por Aluno – UCA foi visto por todos e acredita-se que eles pensaram: “Sim, uma escola pública pode ter um ensino de qualidade”. Esse foi o maior objetivo do tema que a escola apresentou, pois com a tecnologia dentro da sala de aula, incentiva os alunos a leitura, aulas dinâmicas e diferenciadas.
O desfile foi muito bonito e real, sendo que todos demonstraram responsabilidade, criatividade e compromisso com a Educação. Aonde existe uma equipe unida os resultados chegam se mais rápidos. “Ensinar é um ato criador, um ato crítico e não mecânico”. (Paulo Freire)
Profª: Diane C. Carvalho

Semana da Alimentação


No dia 25 de novembro ocorreu a Semana da Alimentação, na qual todos os professores realizaram atividades em sala de aula voltada para conscientização de uma boa alimentação. Onde contava com um painel explicativo, sobre o valor nutricional de cada alimento, o mesmo ficou exposto no pátio da escola ao alcance de toda comunidade escolar.  A culminância aconteceu no dia 29, contando com os trabalhos realizados pelos alunos em sala de aula, foi um momento ilustre, pois os alunos e a equipe escolar puderam prestigiar as produções referentes ao tema.

Coord. Pedagógica: Marise Nunes Lima

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Recital de Poesias


Quem escreve um poema deixa gravado sua forma de olhar as coisas. Cada pessoa tem um jeito particular de olhar a vida e as coisas da vida, por meio deste olhar, a poesia é uma fotografia.
Pensando nisso, a Escola Est. Joca Costa realizou no dia 26 de novembro o primeiro Recital de Poesias, na qual todas as turmas mostraram seus talentos através das apresentações feitas pelos alunos. Essas ações são de suma importância para o desenvolvimento dos alunos, pois trabalha a criatividade, a desenvoltura, a expressão e oralidade, despertando também os dons muitas vezes camuflados.
Profª: Angelamares – 2º ano A
 

Joca Costa em ritmo de olimpíada

Aconteceu na Escola Estadual Joca Costa, no dia 15 de junho de 2010 a Mini Olimpíada de Matemática referente ao ano letivo de 2010. Com o objetivo de desenvolver o prazer em lidar com a Matemática e suas diversas implicações na vida cotidiana; tornando os jogos matemáticos que o livro didático traz em casa cada semestre, eficientes e eficazes em sua aplicação. Os alunos vibraram e se entusiasmaram, ajudaram os colegas e desenvolveram o raciocínio lógico de maneira lúdica e instrutiva. Algumas provas foram realizadas individuais, outras em equipe, em duplas. E os alunos foram acumulando pontos que somados deram o resultado desta experiência matemática. A mesma aconteceu em ritmo olímpico e divertido.
Coord. pedagógica: Mª José

Feira de Ciênicias


Para a criança que está nas séries inicias, ver com os próprios olhos a realização do fenômeno científico, é essencial para compreender o processo.
Foi realizada no dia 18 de novembro de 2010 na Esc. Est. Joca Costa a feira de Ciências, onde todas as turmas realizaram uma experiência. Estas foram produzidas pelos próprios alunos e ao mesmo tempo com visitas de outras turmas. No entanto, estas atividades devem constituir-se numa semente, inserindo as aulas de ciências numa nova postura.
Intercalar a teoria com experiências práticas e reeditar a Feira de Ciências podem tornar a aula mais agradável, e de forma que a visualização concreta do fenômeno contribua de forma decisiva para o processo ensino-aprendizagem.
Profª: Hélita – 3º ano B