sexta-feira, 15 de abril de 2011

Posse dos Líderes de Turma

Foi um momento muito emocionante, a posse dos líderes de turma, na qual, houve a participação dos pais para a entrega da faixa, onde os alunos escolhidos se sentiram muito valorizados e com uma grande responsabilidade de fazer algo pela escola. Toda a comunidade escolar participou deste evento, prestigiando os representantes de cada turma, onde eles serão os grandes parceiros dos professores na sala de aula.
Prof.ª Diane – Se Liga

Mercadinho Fantasia - Trabalhando com situações problema

Uma ação bem significativa que foi  desenvolvida com os alunos do 4º Ano “A”, foi de  levá-los ao Mercandinho Fantasia da escola, para que eles possam observar e anotar os preços dos produtos expostos. Ao retornar a sala de aula, eles criam situações problemas envolvendo adição com os preços de até três produtos vistos no mercadinho.
A finalidade de trabalhar resolução  problema após a  visita ao mercadinho, é para que os alunos despertem o interesse, a concentração e o raciocínio lógico, levando-os a ter um desenvolvimento melhor na aprendizagem.
Profª. Gleiva Márcia

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Experiência da primeira fase do Projeto de Aprendizagem

No dia 28 de fevereiro iniciou-se o Projeto de Aprendizagem na turma do 5º ano vespertino, juntamente com a turma do 3º ano vespertino. Reunimos em três, eu e as professoras das turmas, Hélita (3º) e Marilene (5º), na qual apresentamos o P. A. para os alunos através de um slide. Em seguida discutimos sobre o assunto, e pergutando o que eles entederam, pois queríamos que esta metodologia ficassem bem clara para eles.
Depois de tudo isso, pergutamos o que a turma gostariam de saber que assunto gostariam que fosse abordado em sala de aula, os alunos gostaram dessa metodologia, pois partia do que eles gostariam de aprender, e então os alunos iam em busca de informações, pesquisando sobre determinado assunto que eles escolheram.
Neste momento, além de ter apresentado a metodologia para os alunos, foi feita a divisão dos grupos, para assim partirem para as pesquisas. Enquanto uma professora ficava responsável pela a divisão dos grupos, as outras anotavam o tema escolhido e os componentes de cada grupo formado.
Detalhe, buscar parcerias para realizar esta metodologia se torna indispensável, pela necessidade e para o enriquecimento do trabalho.
Orcilene

A importância do Coord. do UCA durante o uso dos laptops em sala de aula

Durante a utilização dos laptops em sala de aula, é imprescindível a presença do coordenador do UCA neste momento. Citarei dois fatores principais, tais como:
  • Observações das atividades desenvolvidas com o uso do laptop;
  • E auxílio aos  professores  e alunos durante o manuseo deste.   
Essa prática se faz necessária, pois neste momento será feita as observações no que se refere ao uso do laptop em sala de aula, onde verificará como este tem contribuído para o processo de ensino e aprendizado, pontuando os desafios e os avanços que permeiam alunos e professores, para juntos socializarem esta nova caminhada  de inserção das mídias no processo de contrução de conhecimento dos alunos.
Outro fator importante a ser ressaltado, é o auxílio prestado aos alunos e professores para que as atividades planejadas possa fluir positivamente, afinal uma sala com 15 a 20 alunos não é nada fácil de conduzir, ainda mais se o professor estiver sozinho neste momento, por isso a importância do coord. do UCA na sala de aula durante este momento, se não; as atividades podem dispersar devido a euforia dos alunos e diferença de níveis ( saber lidar com tecnologia digital) que cada um possui,  levando consequentemente não atingir o objetivo proposto.
Orcilene - Coord. do UCA



Através das observações pode-se rever o planejamento...

Na turma do 5º ano A, não pude acompanhar todo processo de utilização dos laptops, devido à outra atividade paralela que tinha que ser concluída de imediato, mas depois já quase no final apareci na turma e pude perceber que atividade não conseguiu atingir o objetivo proposto. A professora Zoraide utilizou o kword, e desenvolveu uma atividade com um ditado de um pequeno texto para eles copiarem, o intuito desta, era para os alunos se familiarizarem com o aplicativo, desenvolvendo habilidades na escrita, bem como coerência textual, e também saber lidar com os recursos do Kword. Mas diante das observações feitas concluímos que teremos que desenvolver mais atividades nesse nível, para trabalhar as dificuldades encontradas, além disso, fazer mudanças na metodologia, onde utilizaremos na próxima atividade além dos laptops, o datashow com o texto já pronto para os alunos não se perderem durante a atividade e aproveitar melhor o tempo.
Orcilene - Coord. do UCA








quarta-feira, 13 de abril de 2011

Acompanhamento para escolha do Aluno Monitor do UCA - 2011


Foi realizado mais um acompanhamento no (4º Ano) da professora Gleiva, na qual, aproveitei o momento para trabalhar as Atribuições do Aluno Monitor do UCA, que fica exposta em cada sala de aula em um mural específico analisando juntamente com os alunos cada requisito ali fixado. Depois desse processo, foi realizado a escolha do monitor do UCA, com a participação dos mesmos, onde eles votaram para escolher o que mais atendesse o perfil exigido. Esse processo de escolha foi realizado em todas as turmas com a participação dos alunos.
Depois a professora utilizou o kword para trabalhar as sílabas tônicas, através de ditados e classificando-as em seguida.
Orcilene - Coord. do UCA

Acompanhamento na turma da profª. Cícera

Foi realizado também um acompanhamento na turma (3º Ano) da professora Cícera, onde apresentamos um vídeo sobre as partes do corpo humano. Em seguida os alunos foram para o laptop fazer os registros, utilizando o Kword, e colocando o que aprenderam sobre o tema. É muito interessante o professor utilizar vários recursos pedagógicos para ministrar sua aula, ainda mais o computador, eles adoram,. A professora utilizou também um boneco com órgãos do sistema digestivo, respiratório e circulatório, na qual estes tocavam e visualizavam, tornando uma aula mais significativa para os mesmo, a fim de inovar e facilitar o processo de construção de conhecimento.  
Orcilene - Coord. do UCA

Utilização do laptops em sala de aula - 2º Ano A

Acompanhamento na turma da profª. Mara

Acompanhamento nas turmas do Se Liga e 2º Ano


Durante a semana  do dia 04 a 08 de Abril, realizei acompanhamento nas turmas do Se Liga da professora Diane e 2º Ano da profª. Mara. Foi  feita  uma breve apresentação sobre o laptop, falando sobre software Línux Metasys e as partes que compõem o laptop (teclado, tela, desktop, ícones) e os cuidados que tem que ter com o laptop, como: Não pegar com as mãos sujas, não lanchar quando estiver utilizando, não  colocar copos de água ou suco sobre mesa durante o momento que estiver o mesmo, em fim, sensibilizá-los, pois estes serão  para eles mesmo. Em seguida os alunos utilizaram o Kword, trabalhando com o alfabeto e palavras. Essa atividade propiciou o desenvolvimento da escrita e do vocabulário.
Coord. do UCA - Orcilene

Acompanhamento na turma da profª. Célia


Na turminha do 1º ano, utilizamos  o Tux Paint para tabalhar a coordenação motora e para que estes fossem se familiarizando com teclado e o mouse, através da formação do  alfabeto. Depoisfoi  apresentado no datashow  vídeos educativos da galinha pintadinha, onde eles aprenderam de uma forma bem divertida. A  utilização destes recursos tecnológicos, torna a aula mais dinâmica e interessante para os alunos. O laptop por sua vez, torna-se uma ferramenta a mais para o processo de construção de conhecimento, além disso, as crianças adoram este tipo de trabalho com (imagens, sons e animações).
Orcilene - Coord. do UCA