sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Seminário

Vem aí, o I Seminário Local da Escola Estadual Joca Costa no dia 25 de novembro,divulgando a comunidade os resultados  das experiências de uso do laptop educacional do Projeto UCA na aprendizagem no ano de 2011.

Feira de Ciências





Foi realizado no dia 12 de Novembro a Feira de Ciências onde os alunos realizaram experimentos voltados para as atividades realizadas na sala de aula.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

IV dia “D” da Leitura





No dia 04 de Novembro de 2011, realizamos o IV dia “D” da Leitura com apresentações voltados para os Gêneros Textuais, este trabalho com os gêneros faz parte dos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula  sendo uma ótima oportunidade  de lidar com a língua nos seus mais diversos usos do cotidiano, sendo assim  e vendo a escola como um lugar propício para favorecer a comunicação envolvendo os alunos em situações concretas do uso da língua é que direcionamos as atividades para o dia “D” com este propósito desta forma cada professor escolheu um gênero dentre os que já haviam sido trabalhados para apresentarem para a comunidade escolar no IV dia “D” da Leitura, com as seguintes apresentações: entrevista realizada pelos alunos sobre o uso dos laptops na escola, trava-línguas, poesias, quadrinhas populares, receita, conto e parlendas. Ao final acreditamos que foi muito válido o trabalho desenvolvido, houve de fato o envolvimento dos alunos favorecendo a construção de saberes, e esta é a nossa finalidade.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

V Dia Temático 2011.

Durante a semana de 24 a 27 de Outubro, desenvolvemos em nossa escola o projeto “Resgatando as Brincadeiras Antigas” objetivando levar ao conhecimento das crianças formas diferentes de brincar, pensando assim procuramos resgatar e valorizar as brincadeiras,a  culminância deste trabalho onde cada turma com seu professor desenvolveu durante o recreio uma brincadeira aprendida durante a semana, dentre elas tivemos: Amarelinha, queimada, peteca, barra manteiga, bandeirinha, chicotinho queimado, bolinhas de gude, corda etc. A satisfação das crianças era visível  brincavam coletivamente com muita integração, percebemos nas falas dos alunos que estavam empolgados visto que muitas das brincadeiras foram ensinadas por seus pais  ou alguém da  família  e estes trouxeram para sala para ensinar aos colegas, tornando o momento prazeroso e significativo.

Mobilidade no recreio com laptops 2011!




Durante a semana de 24 a 27 de Outubro, desenvolvemos em nossa escola o projeto “Resgatando as Brincadeiras Antigas” sentimos esta necessidade  pois nos dias atuais as crianças estão cada vez mais focadas nos jogos eletrônicos nesta era digital em que vivemos, por este motivo procuramos trabalhar este projeto objetivando levar ao conhecimento das crianças formas diferentes de brincar, de forma divertida, saudável e criativa pois o jogar e o brincar são atos indispensáveis a saúde física, emocional e intelectual.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Encontro de formação do UCA 2011.





No dia 11 de Outubro de 2011,foi realizado uma reunião no  período vespertino  com a tutora Edna de Jesus Vieira,com a responsável pelo setor de informação e tecnologia da Educação Kênia Alves de Freitas e da supervisora Escolar Márcia Regina e todos os cursitas do projeto UCA.Com o objetivo de socializar as metodologias e realizar o PITEC.

Comemoração do dia das crianças 2011.



Foi realizado durante a semana da criança brincadeiras,vídeos,gincanas,atividades lúdicas com a culminância  no dia 11 de Outubro de 2011 ,no período matutino.

Conferência do projeto UCA 2011.



No dia 27 de setembro de 2011, foi realizado uma conferência realizado através do skype com a Coordenadora Estadual do Uca  Valdirene Gomes dos Santos a Tutora Edna e funcionários da Escola Estadual Joca Costa , onde houve socialização .Com o objetivo de discutir as problemáticas relacionadas a conclusão do curso, pois o termino será em dezembro .

Mobilidade :laptop nas aulas de Educação Física



Aconteceu no dia 07 de Outubro de 2011,na escola um momento bem legal!
Todos os alunos do 3°ano vespertino utilizaram o laptop praticando o jogo educacional tux typing.Apesar da euforia e ansiedade dos alunos diante da ferramenta foi uma atividade muito satisfatória e com a colaboração de toda equipe.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

III Dia Da Leitura 2011


No dia 05 de Setembro foi realizado o III Dia D” Da Leitura na nossa UE,tivemos a culminância dos trabalhos feitos em sala com apresentações no pátio pelos alunos e professores,a turma do Se Liga apresentaram um resumo falando sobre o Dia do Fico,o 2° ano apresentou um jogral e música referente ao tema Brasil,O 3°  ano matutino apresentou uma dramatização  sobre a diversidade brasileira e na seqüência a professora recitou uma poesia intitulada Brasil Real,na turma do 1°ano uma aluna leu a Oração pela pátria e depois todos os presentes cantaram o Hino Nacional ilustrado, utilizando o recurso do data show.Finalizamos o dia D” Da Leitura com a certeza de que incentivos voltados para o trabalho do desenvolvimento da oralidade contribuem significamente para  a formação crítica e participativa dos alunos.

Semana Nacional sobre o trânsito 2011



Aos vinte dias do mês de setembro de dois mil e onze, na área coberta da Escola Estadual Joca Costa, às 15h30min realizou-se uma palestra sobre o Trânsito, a qual foi ministrada pelo Tenente Chefe de Divisão da 12ª CIRETRAN – DNO Tiago Gonçalves de Melo.
O tema da palestra foi “È Tempo! pra dar um basta nos acidentes de trânsito”, cujo referido tema é o da campanha do DETRAN que está sendo trabalhado neste ano durante a Semana do Trânsito, onde o mesmo abordou os seguintes pontos: O trânsito faz parte do nosso meio; DETRAN – o que é?; faixa de pedestres; não dirigir embriagado; sinal de tempo – para um basta nos acidentes de trânsito; utilidade e importância do Semáforo; porque ainda não temos um semáforo na nossa cidade; quebra-molas; cidade mal sinalizada;  há atualmente 3.243 carros com placas e circulando em nossa cidade de 4 a 5 mil carros , também oriundos das cidades vizinha.
A palestra foi muito interessante e contou com a participação de toda a equipe escolar e também de todos os alunos.Durante toda semana foram feito trabalhos em sala e apresentados para toda comunidade escolar no fechamento da semana dia 26 de Setembro.

Intercâmbio entre a nossa UE e a escola coquelim.



Tivemos a visita dos alunos da Escola Coquelim Aires Leal com o objetivo de conhecer a biblioteca da escola e os nossos principais projetos.Na oportunidade ouviram um reconto feito por um dos nossos alunos do 5° ano,manusearam os laptops seguindo as cordenadas dos monitores do UCA.Foi um dia bastante produtivo onde houve o intercâmbio das duas escolas e troca de experiências.

IV Dia Temático 2011





Foi realizado o IV Dia Temático na  nossa UE, dia 26 de Agosto com o tema “Educação e valor”.Com o objetivo de abordar a cultura Dianopolina,com a intenção de resgatar a identidade do nosso município valorizando e conhecendo a cultura local.Nas apresentações tivemos o Hino de Dianópolis ,acróstico,jogral ,parodia,poema,declamação de poesia sobre Dianópolis e coreografia com a música:Minha terra.Foi um momento bastante significativo onde houve a participação dos alunos e comunidade escolar.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011


Colegas,                                                               


  Vem aí, dia 16 de agosto o encontro presencial do Módulo V na Escola Estadual Joca Costa. È a oportunidade de revermos o nosso PPP.


Participem.




Programa UCA – Formação do Encontro Presencial Com Servidores .




      Aos três dias do mês de agosto de 2011 realizou-se o primeiro encontro presencial na Escola Estadual Joca Costa, sob a mediação da Tutora Edna, com o objetivo de socializar o Projeto UCA com os servidores novatos. As atividades iniciaram com as boas vindas da tutora Edna, que se apresentou a equipe e utilizou uma dinâmica de apresentação, envolvendo os novatos. Em seguida colocou um vídeo musical “Poderoso amor de Deus” e assim realizou um momento de oração entregando esse dia especial nas mãos de Deus. A Gestora da escola, a Profª.Vânia reforçou o desejo de um encontro especial, agradecendo a presença das professoras cursistas e da tutora, desejando a todos um bom encontro, e, se ausentou para uma reunião na DRE. Depois a tutora Edna apresentou a pauta de trabalho no data show, explanando sobre o Programa UCA no Brasil/Tocantins, fazendo um resgate histórico, socializando como se deu o experimento na Escola Dom Alano. Assim, contextualizou a formação na Escola Joca Costa, enfatizando a característica desta formação que tem como objetivo a integração do uso dos laptops na sala de aula por meio de práticas pedagógicas que viabilizam a integração das diversas mídias ao currículo e ressaltou a importância de se adequar o planejamento da sistemática do Circuito Campeão do Instituto Airton Senna - IAS às propostas do Programa UCA, pois ambos são fundamentais para a melhoria do processo educativo da escola. Destacou a importância do comprometimento de cada professor novato, em dar continuidade a esse processo. Os professores tiveram a oportunidade de fazerem questionamentos e tirarem suas dúvidas quanto o programa, bem como a formação na escola, com o programa em andamento e eles sem experiências com o uso da tecnologia. Uma professora enfatizou que está afastada a muito tempo da sala de aula e que tem consciência os desafios para ela são grandes. A tutora explicou como se dará essa formação e com bastante tranqüilidade e segurança, enfatizou o seu compromisso e dedicação a esse novo grupo, tanto na formação, como no acompanhamento a cada um em sala de aula, principalmente pelo fato da escola não ter ainda a Coordenadora do UCA. Após o intervalo do lanche a tutora deu convidou a todos para irem ao laboratório de informática, momento em foi aplicado um instrumento diagnóstico, para verificar os conhecimentos de cada um com relação à tecnologia. Todos preencheram a ficha “ perfil do cursista”, porém alguns com muita dificuldade. A tutora realizou junto com os professores, um levantamento das dificuldades quanto ao manuseio do computador. Mediante análise do referido instrumento e das observações das atividades realizadas pelos professores nesse momento diagnóstico, constatou-se a necessidade de realizar inicialmente uma oficina básica de: word,internet,blog e correio eletrônico. Todos concordaram e mostraram entusiasmo para participarem desse projeto, deixando agendado o primeiro encontro para o dia onze de agosto.
No período da tarde, a tutora apresentou o ambiente e-proinfo, respondendo os questionamentos apresentados e em seguida cadastrou os professores novatos no referido ambiente. Ao final do encontro todos expressaram satisfação com a realização do encontro e perspectivas positivas em fazer parte da equipe Joca Costa nesse processo de desenvolvimento educacional. A tutora disse estar feliz com o entusiasmo apresentado pelo novo grupo, principalmente pelo fato de mostrarem vontade em aprender. Socializou seus contatos, colocando a disposição dos professores.


Dianópolis 03 de agosto de 2011.


Edna de Jesus Vieira
Tutora do UCA

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Aviso de Compras


ESTADO DO TOCANTINS
A A E E. JOCA COSTA – CNPJ 01.138.323/0001-09
Rua Rio de Janeiro s/nº Setor Brasil Dianópolis – TO Fonefax : 0 xx 63 3692 2541
e-mail jocacostadno@gmail.com

COMISSÃO ESPECIAL DE LICITAÇÃO


CARTA CONVITE Nº  001/2011.

AVISO DE COMPRAS

A Associação de Apoio da E.E. Joca Costa, por meio de sua Comissão Especial de Licitação, no uso de suas atribuições, torna público que realizará licitação objetivando a aquisição de móveis do tipo armário adequados a guarda e recarga dos laptops do Projeto UCA, nos termos que seguem:

DATA/HORA DA ABERTURA: 28/06/2011 às 15hs.
LOCAL Sala dos Professores da E E Joca Costa
JULGAMENTO: Menor preço por item.
EDITAL: O edital poderá ser adquirido diretamente na Comissão de Licitação localizada na sede da Escola Estadual Joca Costa ou através do fone: 0xx63 - 3692– 2541, para envio por meio de fax ou e-mail.
NOTA: Outras informações poderão ser obtidas na Comissão Permanente de Licitação através do telefone 0 xx 63 – 3692 2541  ou pelo e-mail jocacostadno@gmail.com.

Dianópolis– TO, 20 de junho de 2011.
Vânia Maria Gomes Carvalho Santos
Presidente da Comissão de Licitação

terça-feira, 14 de junho de 2011

III Dia Temático: "Festa Junina"

Com objetivo de valorizar e conhecer as características relacionadas a esta festa culturalmente conhecida, bem como estimular a participação dos alunos, pais e equipe escolar no contexto proposto, fortalecendo assim o elo escolar e família.

Participação dos servidores:

Participão dos alunos:

 Participação dos pais:
 Eta quadrilha Boa!
 Essa equipe faz a diferença!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Acompanhe nossa programação: para o V envontro presencial da equipe de formação do programa UCA

Será realizados nos dias 09 e 10 de junho em Palmas-TO. Tendo como objetivo a discussão das práticas pedagógicas e a socialização das ações desenvolvidas, a diretora Vânia e a coordenadora do UCA Marizete irão participar desse encontro.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

CAPACITAÇÃO DOS MONITORES DO UCA

Essa capacitação aconteceu nos dias 23, 25 e 27 de maio de 2011, é muito importante, visa apresentar os recursos básicos do ambiente, a partir do uso de recursos e ferramentas simples. O real objetivo deste trabalho é levar os alunos monitores a se aprimorarem no ambiente para auxiliar os colegas quando necessitarem de seu auxílio em sala de aula.

Pontos Trabalhados:
  • Navegação nos aplicativos;
  • Criação de pasta;
  • Jogos educacional (Tux paint, Tux Typing, Homem Batata, Squeak);
  • Kword;
  • Gerador de Apresentações (Kpresenter);
  • Processador de Textos (Kword);
  • Internet.

Desafios Encontrados:
  • Digitação
  • Coordenação Motora
  • Concentração
  • Atenção

Monitores Matutino:
 
 Monitores Vespertino:
 Capacitação dos Monitores:


Marizete Bento Lima
Coord. do Programa UCA



MOBILIDADE LAPTOP NO RECREIO QUE LEGAL!

Aconteceu no dia 31 de maio de 2011, na escola um momento bem legal! Todos os alunos utilizaram o laptop praticando o jogo educacional o tux typing e na oportunidade os alunos visualizaram o blog da escola apresentado pela coordenadora do UCA e conheceram o blog de sua turma. Apesar da euforia e ansiedade dos alunos diante da ferramenta foi uma atividade muito satisfatória e com a colaboração de toda a equipe.



Marizete Bento Lima
Coord. do Programa UCA

segunda-feira, 30 de maio de 2011

UTILIZANDO OS LAPTOPS


Durante a semana do dia 23 a 27 de maio de 2011, iniciei o acompanhamento na turma do 2°Ano A da professora Angelamares, eles  utilizaram um processador de texto Kword para digitar as palavras e frases ditadas pela professora. Em seguida ao término da atividade eles salvaram o documento e criaram uma pasta com o nome de cada aluno. Cabe ressaltar que dois alunos não conseguiram fazer as atividades, sentiram dificuldade por ainda não terem habilidades da escrita desenvolvida, para contornar esta dificuldade, foi realizado com os mesmos uma atividade diferenciada utilizando o tux typing para praticar as letras do alfabeto. A professora utilizou comandos com os alunos e isso ajudou no entendimento da atividade, o resultado foi bom e todos gostaram.  Estive acompanhando também o 4°Ano A, da professora Gleiva que utilizou o Kword para digitar a produção textual – parlenda, que foram criadas pelos alunos. Todos os alunos atingiram o objetivo da aula, criando a produção e digitaram o texto no kword e criaram uma pasta com o nome de cada aluno e salvaram o texto na pasta, sem dificuldades. Quando os alunos terminaram as tarefas com a ferramenta, utilizaram o tux typing para praticar as letras do alfabeto. O trabalho foi realizado com muita dedicação dos alunos em efetuar todas as atividades e estavam contentes em utilizarem os laptops.

Turma do 2°ANO A:

Turma do 4°ANO A:

Marizete Bento Lima
Coord. do Programa UCA
 

sexta-feira, 27 de maio de 2011

CAPACITAÇÃO DO EIXO 02 DO MÓDULO 04

No dia 20 de maio de 2011, aconteceu a Capacitação presencial da Formação do Projeto UCA na Escola Estadual Joca Costa, com a tutora Edna de Jesus Vieira para os servidores da Unidade Escolar. A tutora deu boas vindas, e agradeceu a presença de todos e fez algumas observações sobre as atividades do módulo 04 do eixo 01. Nesse encontro foi apresentado o eixo 2 do Módulo 04, do curso Elaboração de Projetos, que é o desenvolvimento do PITEC – Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo, em articulação com estudos que propiciem melhor compreender o que seja o currículo que se constrói à medida que se desenvolve o projeto. A tutora explicou detalhadamente as atividades do fórum e sobre o PITEC. Dividiu a turma em grupos para a elaboração do projeto e cada grupo se inteirou do trabalho que deverá ser socializado. Também  explanou a importância da elaboração do projeto, que deverá favorecer para uma  educação de qualidade. Assim  é fundamental considerar os instrumentos de linguagem que fazem parte da cultura digital dos nossos alunos. Para finalizar a servidora Edna passou uma mensagem de reflexão e valorizou a participação de todos. Este encontro foi muito significativo para equipe, pois houve troca de experiências e socialização.


Marizete Bento Lima
Coord. do Programa UCA