segunda-feira, 30 de maio de 2011

UTILIZANDO OS LAPTOPS


Durante a semana do dia 23 a 27 de maio de 2011, iniciei o acompanhamento na turma do 2°Ano A da professora Angelamares, eles  utilizaram um processador de texto Kword para digitar as palavras e frases ditadas pela professora. Em seguida ao término da atividade eles salvaram o documento e criaram uma pasta com o nome de cada aluno. Cabe ressaltar que dois alunos não conseguiram fazer as atividades, sentiram dificuldade por ainda não terem habilidades da escrita desenvolvida, para contornar esta dificuldade, foi realizado com os mesmos uma atividade diferenciada utilizando o tux typing para praticar as letras do alfabeto. A professora utilizou comandos com os alunos e isso ajudou no entendimento da atividade, o resultado foi bom e todos gostaram.  Estive acompanhando também o 4°Ano A, da professora Gleiva que utilizou o Kword para digitar a produção textual – parlenda, que foram criadas pelos alunos. Todos os alunos atingiram o objetivo da aula, criando a produção e digitaram o texto no kword e criaram uma pasta com o nome de cada aluno e salvaram o texto na pasta, sem dificuldades. Quando os alunos terminaram as tarefas com a ferramenta, utilizaram o tux typing para praticar as letras do alfabeto. O trabalho foi realizado com muita dedicação dos alunos em efetuar todas as atividades e estavam contentes em utilizarem os laptops.

Turma do 2°ANO A:

Turma do 4°ANO A:

Marizete Bento Lima
Coord. do Programa UCA
 

sexta-feira, 27 de maio de 2011

CAPACITAÇÃO DO EIXO 02 DO MÓDULO 04

No dia 20 de maio de 2011, aconteceu a Capacitação presencial da Formação do Projeto UCA na Escola Estadual Joca Costa, com a tutora Edna de Jesus Vieira para os servidores da Unidade Escolar. A tutora deu boas vindas, e agradeceu a presença de todos e fez algumas observações sobre as atividades do módulo 04 do eixo 01. Nesse encontro foi apresentado o eixo 2 do Módulo 04, do curso Elaboração de Projetos, que é o desenvolvimento do PITEC – Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo, em articulação com estudos que propiciem melhor compreender o que seja o currículo que se constrói à medida que se desenvolve o projeto. A tutora explicou detalhadamente as atividades do fórum e sobre o PITEC. Dividiu a turma em grupos para a elaboração do projeto e cada grupo se inteirou do trabalho que deverá ser socializado. Também  explanou a importância da elaboração do projeto, que deverá favorecer para uma  educação de qualidade. Assim  é fundamental considerar os instrumentos de linguagem que fazem parte da cultura digital dos nossos alunos. Para finalizar a servidora Edna passou uma mensagem de reflexão e valorizou a participação de todos. Este encontro foi muito significativo para equipe, pois houve troca de experiências e socialização.


Marizete Bento Lima
Coord. do Programa UCA

II DIA PEDAGÓGICO – 2011

O II Dia pedagógico realizou-se no dia 20 de maio, com propósito de promover uma interação de estudo em grupo, reflexão e sugestões para melhorar a prática pedagógica. A partir desse principio analisamos os nossos índices propondo ações de melhoria.

Marizete Bento Lima
Coord. do Programa UCA

quinta-feira, 26 de maio de 2011

ATIVIDADES COM UTILIZAÇÃO DOS LAPTOPS

Durante esta semana do dia 16 a 20 de maio de 2011, estive acompanhando algumas turmas durante a utilização dos laptops em sala de aula, na qual observei as atividades realizadas, que apresentou os aplicativos do laptop e auxiliar os professores durante o desenvolvimento das atividades. Iniciei o acompanhamento na turma do Se Liga da professora Diane, eles  utilizaram o Kword para digitar as palavras que inicia com T que a professora ditava e tinha que reconhecer as letras do alfabeto maiúsculo e minúscula. Em seguida ao térmico da atividade eles saíram do kword e foram utilizar o tux paint para melhorar na coordenação motora. Estive presente também na turma do 1ºAno  da professora Célia, a aula teve como objetivo reconhecer as letras do alfabeto maiúsculo e minúsculo e por isso utilizamos o tux typing e o tux paint, que ajuda os alunos na coordenação motora e aprende a socializar com o teclado, as letras do alfabeto e desenvolve a leitura, tudo isso com uma única ferramenta.
Já na turma do 2ºAno da professora Eurilene, observei como ela utiliza o kword para formação de palavras e frases do contexto em estudo, a dinâmica da professora com os alunos é interessante por que ela utiliza comandos, com isso torna a turma mais calma. A cada dia os nossos alunos estão familiarizando com a ferramenta que da suporte as aulas, com esse instrumento as aulas tornam mais dinâmicas e assim ajuda na aprendizagem dos mesmos.

Turma do 1°Ano:

  

                                                                                Turma do 2°Ano:

Turma do Se Liga:


Marizete Bento Lima
Coord. do Programa UCA

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Monitoramento do I Bimestre / Apresentação da trajetória do UCA a comunidade escolar

A Esc. Est. Joca Costa promoveu no dia 17 de maio de 2011, o Monitoramento do I Bimestre, com a presença dos pais, alunos e funcionários desta unidade. Além de alguns repasses importantes feito pela diretora de Unidade, Vânia Maria, foi apresentado pela coordenadora do UCA, através de slides, a trajetória dos laptops na escola, e também a Mobilidade dos mesmos nos diversos espaços, para que os pais conhecessem como o laptop vem sendo utilizado pelos alunos dentro e fora da sala de aula, bem como, a sua contribuição no processo de ensino e aprendizagem.
Neste momento foi mencionado que o próximo passo, será para que os alunos levem o laptop para a casa, mas para isso, é preciso que os pais estejam de acordo, pois são eles que irão assinar o termo de responsabilidade para que seus filhos possam levá-los. Pelos alunos isso já poderia ocorrer; agora os pais estão amadurecendo esta idéia e já teve até alguns que deu como sugestão que quando forem levá-los para a casa seja feito por turmas, para não causar tulmuto.
Orcilene - Coord. do UCA 



terça-feira, 17 de maio de 2011

Confira como é feito o carregamento dos laptops!

Desde quando começou a  utilizar o laptop em sala de aula, não tem sido nada fácil colocá-los para carregar, tornando-se um este um grande desafio, onde o carregamento é realizado na sala do servidor do UCA, através de várias extensões para atender uma grande quantidade. Mas nem por isso, podemos impedir o uso deste em sala de aula, na qual será uma  ferramenta a mais para propiciar e inovar o processo de ensino e aprendizagem.
O que  isto pode acarretar é que eles sejam menos utilizados do que se estivessem na sala de aula nos seus respectivos armários, porém acredita-se que este impasse esteja chegando ao fim, pois a escola está prestes a realizar as compras dos mesmos. Quando estes já estiverem prontos, ficará um em cada sala para o armazenamento e carregamento dos laptops, e isso facilita-rá o manuseio, pois os professores juntamente com os monitores do UCA irá realizar este processo.
Orcilene - Coord. do UCA

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Relatório do II Dia Temático - Maio / 2011


No dia 06 de Maio de 2011, foi realizado nesta escola o II Dia Temático tendo como tema central “Educação e Valor” enfocando o “Resgate de Valores da Cultura Local”. Para tanto a escola se organizou buscando voluntários para desenvolver temas relevantes. No turno matutino foi realizado em forma de circuito onde cada sala trabalhava um tema específico com a participação de em voluntário durante determinado tempo, e os alunos iam circulando por todos os ambientes para prestigiar  todas as informações repassadas, já no período vespertino a dinâmica foi diferente  as apresentações foram realizadas no pátio coberto com a participação de todos no momento.
Objetivamos com esta programação oportunizar a integração da comunidade no espaço escolar trazendo orientações  e sensibilização, como foi no caso da palestra sobre a “Dengue” tendo a participação dos servidores da secretaria de saúde municipal  e a presença de  um pai  policial que colaborou com o repasse de  informações sobre os cuidados no trânsito, também outros pais deram sua contribuição com a apresentação de plantas medicinais para confecção de remédios caseiros e trabalhos artesanais que faziam  para vender, como forma de sustento, ouvimos depoimentos sobre suas “Histórias de Vida” deixando a mensagem do quanto os estudos são importantes para o alcance de um futuro melhor. Também houve um momento emocionante de homenagem feito por um pai da escola a todas as mães cantando uma música ao som do violão.
Ao avaliarmos este dia vimos que os assuntos abordados foram satisfatórios, pois, ficou evidente o envolvimento de toda equipe escolar, alunos, pais e voluntários. Acreditamos que estas ações fortalecem significativamente as relações interpessoais, transpondo os muros da escola e aproximando as informações que circulam na sociedade aos temas abordados nas salas de aula.
Thayz - Coord. pedagógica


Confira aqui a mobilidade dos laptops nos diversos espaços da escola!


Mobilidade dos laptops nos diversos espaços da escola


Durante esta semana (09 a 12 de maio de 2011) ocorreu à utilização dos laptops por várias turmas nos espaços da escola. Foi um momento novo para todos, pois até então estes só eram utilizados dentro da sala de aula, visto que, foi uma nova maneira de mostrar que a aprendizagem também acontece fora da sala de aula, basta que os alunos se apropriem dos recursos tecnológicos, explorando e construindo novos conhecimentos.
Nesta atividade direcionada, foi nítida a satisfação em que os alunos demonstravam em relação ao uso do laptop, ficaram muito mais a vontade, e na medida em que exploravam os aplicativos do laptop vibravam com as novas descobertas, criando um ambiente alegre e interativo.
Eles ficaram em grupo e individual, sendo que os aplicativos mais explorados foram: Edusyst e Jogos, no primeiro eles exploravam a ferramenta de aprendizagem – Tux Typing (destruidor de cometas e cascata de peixes), onde estes trabalham habilidades na escrita (digitação), e na leitura, propiciando uma melhor familiarização com o teclado. Já os jogos, o que mais utilizaram foi o Homem Batata, um ótimo recurso para desenvolver a coordenação motora e aguçar a criatividade das crianças.
É importante ressaltar que a presença do professor neste momento é mais de um mediador, aonde ele irá apenas orientar as descobertas feitas pelos alunos, na qual eles têm que sentirem-se como autores deste processo de construção de conhecimento, e para o professor é um momento sim de novas descobertas, pois à medida que ensinamos também aprendemos algo novo, e é esta interação entre professor-aluno que torna o ambiente muito mais prazeroso.
 Neste momento além do professor é imprescindível a presença do Coord. do UCA  ou do Suporte pedagógico para estarem auxiliando junto aos professores e alunos durante as atividades,  a fim de que as mesmas não dispersem, mas que tenham êxito no que foi  proposto.
Orcilene - Coord. do UCA 

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Sensibilização da Equipe sobre a Mobilidade do uso do Laptop

No dia 29 de abril foi realizada uma reunião com toda equipe para sensibilizarmos da importância da mobilidade dos laptops pelos alunos a partir do dia 02 de maio nos diversos espaços da escola.  Conforme o cronograma abaixo, será realizado o trabalho com alunos e comunidade Escolar. As datas previstas podem ser alteradas de acordo a necessidade e o andamento das ações.

Vânia Maria - Diretora de U.E.
     
      FASE I


CRONOGRAMA

Problema e dificuldades para implantação da mobilidade

Aceitação ou não da proposta de mobilidade pela família


Rotatividade de alunos


Rotatividade de servidores
















Passos para implantação da mobilidade
Sensibilização de todos os servidores da UE sobre como acompanhar as atividades envolvendo o uso dos laptops



02 a 06/05/2011
Cadastrar os laptops com nome dos alunos
Orcilene
Orientar todos os alunos quanto à mobilidade dentro dos espaços da escola
10/05/2011
Momento com os pais para levá-los a conhecer do que é o Uca e as expectativas dos mesmos com a utilização do laptop por seus filhos

13/05/2011.
.
Preparar uma formação com os alunos monitores
17/05/2011

Trabalhar a mobilidade dentro dos espaços da escola com atividades direcionadas.

A partir do 18/05/2011 quinzenalmente
Trabalhar durante o intervalo com os laptops com acompanhamento de toda equipe da escola

A partir do 18/05/2011 semanalmente)
Trabalhar com laptop no ambiente escolar e convidar os pais para participar junto com o filho.

A partir do 18/05/2011
Quinzenalmente
Preparar atividades no contra turno com uso dos laptops

A partir do 18/05/2011 semanalmente
Proporcionar momentos para acessar as comunidades virtuais trabalhando
Os valores da escola

A partir do 18/05/2011 semanalmente
Mobilizar a levada do laptop para casa por turma nos finais de semana/feriado
A partir do 20/05/2011 semanalmente