sexta-feira, 12 de agosto de 2011


Colegas,                                                               


  Vem aí, dia 16 de agosto o encontro presencial do Módulo V na Escola Estadual Joca Costa. È a oportunidade de revermos o nosso PPP.


Participem.




Programa UCA – Formação do Encontro Presencial Com Servidores .




      Aos três dias do mês de agosto de 2011 realizou-se o primeiro encontro presencial na Escola Estadual Joca Costa, sob a mediação da Tutora Edna, com o objetivo de socializar o Projeto UCA com os servidores novatos. As atividades iniciaram com as boas vindas da tutora Edna, que se apresentou a equipe e utilizou uma dinâmica de apresentação, envolvendo os novatos. Em seguida colocou um vídeo musical “Poderoso amor de Deus” e assim realizou um momento de oração entregando esse dia especial nas mãos de Deus. A Gestora da escola, a Profª.Vânia reforçou o desejo de um encontro especial, agradecendo a presença das professoras cursistas e da tutora, desejando a todos um bom encontro, e, se ausentou para uma reunião na DRE. Depois a tutora Edna apresentou a pauta de trabalho no data show, explanando sobre o Programa UCA no Brasil/Tocantins, fazendo um resgate histórico, socializando como se deu o experimento na Escola Dom Alano. Assim, contextualizou a formação na Escola Joca Costa, enfatizando a característica desta formação que tem como objetivo a integração do uso dos laptops na sala de aula por meio de práticas pedagógicas que viabilizam a integração das diversas mídias ao currículo e ressaltou a importância de se adequar o planejamento da sistemática do Circuito Campeão do Instituto Airton Senna - IAS às propostas do Programa UCA, pois ambos são fundamentais para a melhoria do processo educativo da escola. Destacou a importância do comprometimento de cada professor novato, em dar continuidade a esse processo. Os professores tiveram a oportunidade de fazerem questionamentos e tirarem suas dúvidas quanto o programa, bem como a formação na escola, com o programa em andamento e eles sem experiências com o uso da tecnologia. Uma professora enfatizou que está afastada a muito tempo da sala de aula e que tem consciência os desafios para ela são grandes. A tutora explicou como se dará essa formação e com bastante tranqüilidade e segurança, enfatizou o seu compromisso e dedicação a esse novo grupo, tanto na formação, como no acompanhamento a cada um em sala de aula, principalmente pelo fato da escola não ter ainda a Coordenadora do UCA. Após o intervalo do lanche a tutora deu convidou a todos para irem ao laboratório de informática, momento em foi aplicado um instrumento diagnóstico, para verificar os conhecimentos de cada um com relação à tecnologia. Todos preencheram a ficha “ perfil do cursista”, porém alguns com muita dificuldade. A tutora realizou junto com os professores, um levantamento das dificuldades quanto ao manuseio do computador. Mediante análise do referido instrumento e das observações das atividades realizadas pelos professores nesse momento diagnóstico, constatou-se a necessidade de realizar inicialmente uma oficina básica de: word,internet,blog e correio eletrônico. Todos concordaram e mostraram entusiasmo para participarem desse projeto, deixando agendado o primeiro encontro para o dia onze de agosto.
No período da tarde, a tutora apresentou o ambiente e-proinfo, respondendo os questionamentos apresentados e em seguida cadastrou os professores novatos no referido ambiente. Ao final do encontro todos expressaram satisfação com a realização do encontro e perspectivas positivas em fazer parte da equipe Joca Costa nesse processo de desenvolvimento educacional. A tutora disse estar feliz com o entusiasmo apresentado pelo novo grupo, principalmente pelo fato de mostrarem vontade em aprender. Socializou seus contatos, colocando a disposição dos professores.


Dianópolis 03 de agosto de 2011.


Edna de Jesus Vieira
Tutora do UCA