Durante esta semana (09 a 12 de maio de 2011) ocorreu à utilização dos laptops por várias turmas nos espaços da escola. Foi um momento novo para todos, pois até então estes só eram utilizados dentro da sala de aula, visto que, foi uma nova maneira de mostrar que a aprendizagem também acontece fora da sala de aula, basta que os alunos se apropriem dos recursos tecnológicos, explorando e construindo novos conhecimentos.
Nesta atividade direcionada, foi nítida a satisfação em que os alunos demonstravam em relação ao uso do laptop, ficaram muito mais a vontade, e na medida em que exploravam os aplicativos do laptop vibravam com as novas descobertas, criando um ambiente alegre e interativo.
Eles ficaram em grupo e individual, sendo que os aplicativos mais explorados foram: Edusyst e Jogos, no primeiro eles exploravam a ferramenta de aprendizagem – Tux Typing (destruidor de cometas e cascata de peixes), onde estes trabalham habilidades na escrita (digitação), e na leitura, propiciando uma melhor familiarização com o teclado. Já os jogos, o que mais utilizaram foi o Homem Batata, um ótimo recurso para desenvolver a coordenação motora e aguçar a criatividade das crianças.
É importante ressaltar que a presença do professor neste momento é mais de um mediador, aonde ele irá apenas orientar as descobertas feitas pelos alunos, na qual eles têm que sentirem-se como autores deste processo de construção de conhecimento, e para o professor é um momento sim de novas descobertas, pois à medida que ensinamos também aprendemos algo novo, e é esta interação entre professor-aluno que torna o ambiente muito mais prazeroso.
Neste momento além do professor é imprescindível a presença do Coord. do UCA ou do Suporte pedagógico para estarem auxiliando junto aos professores e alunos durante as atividades, a fim de que as mesmas não dispersem, mas que tenham êxito no que foi proposto.
Orcilene - Coord. do UCA
0 comentários:
Postar um comentário